Blog

8 serviços essenciais que um coworking pode te oferecer

Você conhece bem os serviços que um coworking pode oferecer? Cada vez mais utilizado, seja por profissionais autônomos ou por empresas em seus estágios iniciais, o conceito de um espaço de trabalho compartilhado oferece muitas vantagens. É mais econômico, mais dinâmico e tem tudo a ver com as profissões do futuro, especialmente para startups e profissionais autônomos que trabalham com tecnologia e inovação.

Quer mais informações? Confira!

Entenda melhor o conceito de coworking

Essa forma de organização consiste na divisão de espaços de trabalho, bem como dos serviços comuns a diversos profissionais, como endereço profissional, internet, recepcionista, entre outros. Também chamados de executive offices, sua administração fica toda por conta de uma empresa que gerencia o espaço, enquanto os contratantes normalmente pagam pelo espaço utilizado, em planos mensais ou por períodos maiores.

É uma maneira mais flexível e dinâmica de encarar o local de trabalho, especialmente para quem ainda não quer investir em um contrato de aluguel, mobiliário e outros gastos que um espaço privativo pode trazer.

Afinal, quais são os serviços que um coworking pode oferecer?

1. Salas de reunião

Em um espaço compartilhado, as salas de reunião também funcionam dessa forma. Elas são privadas e geralmente podem ser agendadas com antecedência para a realização de reuniões. Como os coworkers as utilizam para variados propósitos, esses espaços costumam contar com projetor, flip-chart, sistema de som e, em alguns casos, até mesmo câmera e microfone para videoconferências.

2. Serviços de impressão

Em vez de comprar sua própria impressora e ainda ter que lidar com seus custos de manutenção (reposição de cartucho, troca de peças, compra de papéis), por que não dividir esses encargos com toda a equipe do escritório? Em espaços compartilhados, paga-se apenas o número de cópias utilizadas no dia a dia.

3. Internet de qualidade

Internet é um pré-requisito de qualquer espaço de trabalho, independentemente da área de atuação. Pode ter certeza de que todos os espaços de coworking contam com internet de qualidade.

4. Recepcionista e telefonista

Para ser produtivo no dia a dia, é imprescindível se liberar de tarefas mais administrativas e mecânicas, como receber encomendas, atender telefonemas e repassar recados. Espaços de coworking contam com recepcionistas para fazer isso por você!

5. Endereço de escritório virtual

Ainda que você trabalhe em home office, muitas vezes não é possível utilizar esse endereço para assuntos profissionais, como o recebimento de correspondência, registro em órgãos cadastrais e de fiscalização, entre outras coisas. Por isso, muitos coworkings oferecem o escritório virtual: apenas um endereço profissional para seu empreendimento.

6. Salas privativas para equipes menores

Tem uma equipe menor e gostaria de um pouco mais de privacidade? Não necessariamente vocês precisam compartilhar o espaço com outros coworkers, já que normalmente também são oferecidas salas privativas, a um preço ligeiramente maior.

7. Eventos de networking e compartilhamento de ideias

Espaços de coworking também se preocupam com a interação dos profissionais que trabalham ali diariamente. Por isso, é comum que sejam organizados eventos de compartilhamento de ideias e networking, como palestras, oficinas e dinâmicas de grupo.

8. Limpeza e manutenção dos espaços

Outro detalhe importante referente ao coworking é a possibilidade de terceirizar atividades que não têm nada a ver com seu empreendimento, como a limpeza e a manutenção dos espaços de trabalho. Concentre-se no que realmente importa: o sucesso de sua atividade profissional.

Você ainda tem dúvidas sobre os serviços que um coworking pode oferecer? Tem alguma coisa a adicionar à nossa lista? Participe! Deixe a sua opinião aqui nos comentários!