Blog

Afinal, qual é o melhor modelo: Life Business ou LifeStyle?

“Empreender é modelar. É que nem brincar de massinha.” Não poderíamos concordar mais com o artigo do Larusso, que aponta como empreendedores podem descobrir o seu propósito com um ponto de partida completamente diferente daquele que se consolida e ganha o mercado. 

Para aqueles que se dispõem a desfazer de ideias fixas e a ouvir as demandas do público, há um mundo repleto de oportunidades a serem descobertas. Para isso, o empreendedorismo contemporâneo lançou mão de dois modelos universais: o Startup Business e o Life Style Business.

Tem uma ideia na cabeça, disposição para evoluir e ouvir o outro? Conheça o que nós preparamos para você! 

O que é Life Business (Startup Business)?

O Startup Business (aqui chamado de Life Business) se refere ao modelo de negócio que está em fase de desenvolvimento. Tornou-se popular no fim da década de 80, com a bolha da internet, e hoje caracteriza projetos de negócio repletos de inovação e pesquisa. 

Por se tratar de um negócio novo no mercado, envolve alto risco. Contudo, geralmente, uma startup possui baixos custos iniciais e uma expectativa de crescimento alta. 

Assim como em uma empresa tradicional, uma startup exige bastante tempo e dedicação de seus idealizadores, o que não é um problema para quem faz do trabalho o seu modo de viver! 

Algumas das empresas mais famosas no mundo hoje foram apoiadas no Startup Business. Basta lembrar do Google, Facebook, Microsoft e tantas outras!

O que é Life Style? 

Também conhecido como Lifestyle Business ou “Negócio como Estilo de Vida”, o Life Style é um modelo de negócio que se constrói em cima de um estilo de vida específico. Dessa forma, quem adota esse modelo está em busca de uma forma de assegurar renda, sem grandes objetivos de lucro ou mercadológicos. 

Embora já seja implementado no Brasil nos pequenos negócios, esse modelo ainda é pouco conhecido por aqui. Ele passou a ser mais comentado com as obras “Trabalhe 4 horas por semana”, de Tim Ferris, e “O Mensageiro Milionário”, de Brendon Buschard. 

As empresas que adotam esses modelo têm potencial de crescimento e escalabilidade limitados. Afinal, segundo puristas, se elas se desenvolverem muito, perdem a essência e suas características diferenciais. 

Life Business (Startup Business) x Life Style: quais são as diferenças e quando aplicar? 

A grande diferença entre o Life Style e o Life Business (Startup Business) é que, no primeiro, as pessoas desejam apenas assegurar uma forma de sustento. No segundo, mesmo como uma ideia embrionária, já existe a intenção de crescer mercadologicamente.

Não é por não ser altamente lucrativo que o Life Style Business se torne ruim: na verdade, tudo depende das habilidades dos fundadores. Proporcionando um horário flexível, a chance de trabalhar com membros da família, mostrar talentos ou atuar em uma certa área geográfica, esse modelo necessita do envolvimento pessoal do fundador, de modo a atrair a atenção de investidores e dos clientes. 
 
Se você deseja apenas gerar renda por meio das suas habilidades e suprir uma carência de uma fatia do mercado, sem se importar em fazê-lo em uma escala reduzida, o Life Style Business pode ser o estilo de vida ideal para você. Ele beneficia especialmente aqueles que integram a indústria criativa, criam produtos digitais e prestam serviços.

Também é possível adotar o Life Style Business e o Life Business simultaneamente. Você pode ter um negócio como estilo de vida e pensar em meio para escaloná-lo, entregando valor para um maior número de pessoas. Para isso, é preciso saber divulgar o seu produto, adotando ferramentas como o Marketing de Conteúdo e as mídias sociais. 

Seja você um adepto do startup Business ou do Life Style Business, é importante contar com um espaço apropriado para empreender, recebendo seus clientes com profissionalismo e a infraestrutura adequado. Confira a comparação que fizemos entre um escritório tradicional e um coworking e escolha o que for melhor para transformar a sua ideia em um empreendimento rentável!