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Como gerar mais negócios com um coworking?

Um coworking oferece chances únicas para empreendedores concentrarem suas energias, conhecerem outros profissionais e estabelecerem redes de contato. Segundo a Boxer Work Style, a estimativa é de que mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo usem espaços de trabalho compartilhados.

Entretanto, como utilizar estes locais de forma a otimizar a rede de contatos, melhorar os encontros com clientes e a produtividade? É o que vamos conferir em nosso post de hoje!

Como as tendências em coworking beneficiam os negócios?

Os coworkings estão em expansão. Uma prova é o dado apontado pelo relatório 2015-16 da Deskmag, que mostra que 61% dos donos de espaços de coworking desejavam expandir seus escritórios. E é melhor eles se apressarem: de acordo com o site Freelancer, o Brasil já é o 6º país em número de freelancers, tendo um crescimento de 20% entre os anos de 2015 e 2014. E os profissionais autônomos são apenas uma fatia do público dos escritórios compartilhados.

A expansão dos coworkings não é limitada a mais espaços dentro de um mesmo prédio. O que diversos proprietários estão fazendo é disseminar seus coworkings em diferentes cidades, de forma a fortalecer e expandir a rede de usuários do espaço.

Esta forma de crescimento beneficia, principalmente, os chamados nômades digitais. Assim, eles podem se reunir com os clientes em diferentes locais da cidade, facilitando a locomoção deles e expandindo a rede de contatos.

Com mais espaços surgindo pelas cidades, os coworkings têm apostado também em estratégias de diferenciação, o que envolve investir em diversas abordagens do design de interiores e de convivência. Alguns espaços disponibilizam cafés com quitutes para os coworkers, por exemplo, tornando o ambiente mais caseiro.

Se você tem clientes mais informais, ligados à indústria criativa, pode valer a pena alugar um espaço que seja mais divertido, com mais cores estimulantes. Já os clientes mais formais vão preferir um espaço mais discreto, com menos distrações.

Como aproveitar ao máximo o ambiente de coworking para fazer negócios?

Os escritórios compartilhados surgiram nos anos 90, como uma forma de abrigar as ideias efervescentes de empreendedores que estavam no início de sua jornada. De lá para cá, eles já se tornaram os queridinhos de profissionais das mais diversas áreas para impulsionar negócios. Quer entender como aproveitar estes ambientes ao máximo? Siga nossas dicas!

Faça contatos

Um escritório compartilhado pode colocar sua empresa em contato com os clientes de seus clientes, fazendo uma verdadeira cooperativa. Assim, você aumenta seu network, conhece potenciais clientes e companheiros de profissão, abrindo oportunidades para parcerias positivas.

Redução de custos

Espaços de coworking permitem que as pessoas mantenham um endereço em uma região empresarial, próxima de parceiros e potenciais clientes, com custos menores e a mesma credibilidade. O escritório compartilhado proporciona também que os usuários prestem serviços uns para os outros, de forma que eles não necessitem buscar outros profissionais para resolver problemas do dia a dia.

Por isso, além de startups e profissionais autônomos, empresas maiores estão buscando coworkings para poupar, crescer e reinvestir o valor na expansão dos negócios.

Receba feedbacks

Você precisa mostrar a investidores e sócios que a sua empresa pode sair do papel. Por isso, tantos mentores indicam que os empreendedores façam uma versão beta do projeto. O termo vem do universo da tecnologia, onde programadores lançam uma versão de teste para um grupo de consumidores, de forma a recolher feedbacks para melhorias futuras.

Aproveite o ambiente de trocas e de crescimento mútuo proporcionado pelo coworking para recolher depoimentos, realizar testes e receber feedbacks de seus coworkers. Assim, você terá um projeto testado e mais concreto para apresentar aos seus investidores.

Pensando em adotar um espaço de coworking para expandir os seus negócios? Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do escritório compartilhado, comente abaixo! Suas perguntas podem virar um novo artigo em nosso blog!