Blog

Como o coworking ajuda a reduzir custos e aumentar o lucro?

Você já deve saber que uma das principais vantagens do coworking é justamente a redução de custos em relação a outras formas de utilização do espaço por uma empresa, ou por profissionais autônomos.

No entanto, como exatamente o coworking ajuda a reduzir custos e aumentar o lucro de sua atividade profissional? Nós temos a resposta! Veja:

As vantagens do trabalho em ambiente compartilhado

Ambientes de coworking apresentam diversas vantagens para seus usuários. Esses locais de trabalho são mais dinâmicos, com profissionais de várias áreas, o que favorece o networking, independentemente de sua formação. Além disso, são espaços melhor aproveitados, com compartilhamento de produtos e serviços, como internet, impressão, salas de reunião, equipe de atendimento etc.

Essas são apenas algumas das vantagens do trabalho em um ambiente compartilhado. A principal delas talvez seja mesmo a redução de custos que o corworking apresenta em seu dia a dia.

Por que o coworking ajuda a reduzir custos?

Mas de onde vem essa redução de custos? Por que o coworking é tão vantajoso financeiramente? Confira:

Investimento reduzido

Especialmente para profissionais em início de carreira ou empreendedores, é importante poder contar com baixos custos iniciais. Ou seja, um investimento reduzido no espaço da empresa, já que não se sabe ainda como vão se desenvolver suas atividades, a expectativa real de faturamento, entre outros detalhes. No coworking, o investimento inicial é mínimo: não é preciso gastar com móveis, seguro-garantia para aluguel, instalação de infraestrutura e serviços, contratação de funcionários etc.

Infraestrutura otimizada

Por falar em infraestrutura, esse é outro aspecto no qual o coworking reduz gastos, já que muitos bens e serviços são compartilhados. Otimiza-se o uso, por exemplo, por meio do rateio de despesas, como mensalidade de internet, contas de luz, água e condomínio, e até mesmo limpeza. É por isso que esses locais conseguem oferecer preços tão baixos por serviços de alta qualidade.

Flexibilidade do uso do espaço

Além disso, há maior flexibilidade na utilização de salas de reunião, cozinha/copa, recepção e outros ambientes de trabalho. Ao compartilhar esses espaços, eles se tornam mais eficientes para todos, o que também proporciona redução de seus custos de manutenção, limpeza e aprimoramento.

Como o trabalho em coworking pode aumentar seu lucro

Relação entre despesas e rendimentos

Além de reduzir custos, trabalhar em coworking também pode ajudar a aumentar o lucro que você e seu empreendimento obtêm no dia a dia. Isso ocorre, primeiramente, devido à relação entre despesas e rendimentos. Como as despesas são menores em um espaço compartilhado, a diferença entre elas e os rendimentos (ou seja, o lucro) será maior.

Impactos na produtividade

Há também impactos significativos em relação à quantidade e qualidade do trabalho desenvolvido em espaços compartilhados. Ao contrário de escritórios tradicionais, onde há mais espaço para conversas de corredor, distração e procrastinação, os espaços de coworking têm um clima de mais atenção, foco e, consequentemente, produtividade.

Mais investimentos no que realmente importa

A redução de preços possibilita que você invista naquilo que realmente importa, no foco de suas atividades profissionais. Se você é um advogado, poderá concentrar investimentos em captação de novos casos e contratação de estagiários. Se você é um designer, poderá investir em um computador mais adequado para as necessidades do mercado. Assim, poderá oferecer um atendimento mais diferenciado a seus clientes.

Com essas informações, fica mais fácil entender como o coworking ajuda a reduzir custos de sua atividade profissional, e até mesmo aumentar seu lucro! Gostou deste post? Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais?