Blog

Confira 5 estratégias para reduzir custos em sua empresa!

O momento econômico do nosso país ainda é de muita incerteza e alta competitividade. Esse cenário tem feito com que as empresas batalhem, diariamente, em busca de clientes e diferentes formas de conseguirem se manter ativas e lucrativas no mercado. Isso tem feito com que CEOs e gerentes das mais diversas empresas procurem novas maneiras de potencializar os seus resultados, aumentando a performance e garantindo lucros.

A decisão de redução de custos é primeira medida tomada pelos gestores na busca pelo aumento dos lucros. A diminuição dos custos não, necessariamente, está ligada às demissões em massa. É possível gerir melhor as despesas e desenvolver novas soluções, de forma a aperfeiçoar os resultados, garantindo bons lucros.

Confira, a seguir, 5 estratégias para conseguir reduzir custos em sua empresa!

1. Faça uma análise periódica dos gastos da empresa

Em momentos de recessão ou crise econômica, é muito comum as empresas realizarem inúmeros cortes nos mais diversos setores e departamentos, sem terem feito análises e estudos prévios. Essa prática que, em um primeiro instante, pode apresentar bons resultados, com o tempo, pode mostrar-se pouco eficaz, prejudicando, inclusive, o negócio.

Para evitar situações como essa, é fundamental que os gerentes e gestores estudem os gastos e as contas da empresa, periodicamente, criando um histórico e acompanhando todas as mudanças. Dessa forma, consegue-se otimizar os gastos e reduzir custos da empresa, sem que sejam necessários cortes drásticos.

2. Economize na conta de luz

Em grandes empresas e certos negócios, a conta de energia elétrica pode, até mesmo, chegar a comprometer o faturamento. Podemos dizer que economizar na conta de luz é, sem dúvida, uma das melhores formas de reduzir os custos em uma empresa.

Visando economizar na conta de energia elétrica, é aconselhável que as empresas utilizem lâmpadas de LED, reduzam o uso de ar-condicionado e realizem campanhas para conscientização dos funcionários quanto ao uso de energia. Essas mudanças, na empresa, podem reduzir significativamente os gastos e assegurar melhores resultados ao negócio.

3. Negocie pacotes de serviços

Todas as empresas utilizam internet, telefone e diversos outros serviços, correto? Então, por que não negociar pacotes de prestação de serviços? Empresas, como companhias telefônicas e serviços de internet, desejam fechar negócios com qualquer empresa, independentemente do porte.

Por isso, os gerentes, CEOs e gestores responsáveis não podem deixar de negociar constantemente com os mais diversos fornecedores. Dessa forma, consegue-se o fechamento de contratos mais acessíveis e uma considerável redução dos custos da empresa.

4. Reduza o desperdício

Todas as empresas, que desejam reduzir custos, devem realizar campanhas de conscientização dos funcionários, em relação ao uso de materiais de escritório e outros itens necessários para o desempenho das atividades e processos. Diminuir o uso de folhas, fotocópias, impressoras, e diversos outros materiais, é uma ótima forma de reduzir os gastos com suprimentos.

O desperdício de materiais pode parecer pequeno, mas causa impacto em todo o balanço da empresa. Por isso, é fundamental que se tenha atenção em relação ao uso, e se busque conscientizar todos os colaboradores.

5. Defina metas de redução

Por último, para que os gestores consigam diminuir os gastos da empresa, é fundamental que sejam definidas metas a serem alcançadas. Ao estipular objetivos, fica mais fácil direcionar os esforços para bater as metas, garantindo que os resultados sejam alcançados naturalmente.

Agora que você já sabe como reduzir custos na sua empresa, siga a Kafework nas redes sociais e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!