Blog

Coworking x escritório tradicional: veja as diferenças!

Os modelos de negócio têm sofrido transformações nos últimos tempos. O uso das redes sociais está cada vez mais forte e a utilização de serviços compartilhados já é uma realidade. O ambiente de trabalho também está em transformação: ao passo que as empresas entendem o poder que a tecnologia está impondo no mercado, cada vez mais estão se adaptando a ela. Entre essas realidades está o coworking. Neste post, vamos falar sobre a queda de braço entre o coworking x escritório tradicional.

A pergunta que muitas pessoas fazem é o que realmente é melhor: coworking ou um escritório tradicional? Quais as vantagens? Qual dos dois utilizar? Continue a leitura e descubra.

O que é coworking

O coworking é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de um espaço e de seus recursos entre pessoas que não trabalham na mesma empresa, ou nem mesmo na mesma área de atuação. Por exemplo, profissionais liberais e usuários independentes. Muitas empresas estão passando a utilizar esse serviço com o objetivo de estabelecer relacionamentos de negócios nos quais tanto contratam quanto oferecem serviços entre si. Dentro desse grupo de usuários, podem surgir novas ideias, projetos e parcerias.

Por exemplo, imagine que no mesmo ambiente de coworking onde você oferece serviços de criação de sites e sistemas há uma empresa que está necessitando desses serviços. É dessa forma que você passa a ampliar a sua network.

Quais as vantagens

O coworking oferece vários benefícios. Um dos principais é o fato de seu negócio ganhar mais credibilidade diante de seus clientes, parceiros e até mesmo concorrentes. Imagine que o cliente quer fazer uma reunião para fechar um negócio. Se você passar o endereço residencial, como será encarado? Provavelmente, não parecerá muito profissional. Já se utilizar o endereço de um coworking, seu negócio será visto com mais seriedade e profissionalismo.

Confira mais algumas vantagens oferecidas pelos locais de coworking:

  • conexão com a internet de alta velocidade;
  • salas de reunião;
  • localização privilegiada;
  • água e café;
  • limpeza;
  • segurança;
  • recepcionista treinada e, em alguns casos, bilíngue;
  • ambiente corporativo e agradável;
  • telefonia própria.

Coworking X escritório tradicional

Um dos objetivos principais do coworking é a redução de custo operacional. Inicialmente, para a montagem de um escritório de 30 m² no modelo coworking, por exemplo, investe-se pelo menos 15 mil reais entre ambiente, mobília e equipamentos.

Ainda precisamos levar em conta alguns pontos, como a burocracia existente no processo de locação de imóveis, que exige comprovação de renda e pelo menos dois avalistas. É necessário contratar um plano de telefonia e, para isso, é necessário ter pelo menos seis meses de empresa, entre outas dificuldades. Tudo isso coloca o coworking como uma solução imediata, profissional e eficiente para estabelecer a infraestrutura operacional de uma microempresa.

Se você for levar em conta todos esses custos e ainda outros que existem, o custo mensal de um escritório é aproximadamente R$ 5.000,00, enquanto uma mensalidade de um coworking custa em média R$ 750,00.

Ao colocar pessoas para trabalhar em um ambiente compartilhado, muitos empresários têm percebido um aumento na qualidade do trabalho, graças à socialização e ao estímulo da criatividade.

Aderir ao sistema de escritório compartilhado traz inúmeros benefícios, como a redução do custo operacional, não precisar se preocupar com o setor administrativo e a infraestrutura da empresa e trabalhar em um ambiente onde a interação entre as pessoas estimula a criatividade, produtividade e a sociabilidade. Nessa disputa do coworking x escritório tradicional, ficamos com a praticidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!