Blog

Locação tradicional ou coworking: o que é melhor para seu negócio?

Como empreendedor, certamente o seu desejo é levar o seu negócio para um patamar superior e torná-lo ainda mais profissional. Um dos pontos mais importantes para alcançar esse objetivo é possuir um local de trabalho com boa localização e infraestrutura para atender os clientes e gerar credibilidade.

Porém, com tantas possibilidades de escolha, fica difícil decidir a melhor opção de segmento: locação tradicional ou coworking?

Como qualquer decisão de um empreendedor, é importante analisar o custo/benefício de cada alternativa. Para ajudar você nesse processo elaboramos este artigo. Confira!

Locação Convencional

Investimento inicial

A locação tradicional traz algumas vantagens que empolgam, como a possibilidade de deixar o espaço com a cara da empresa, podendo mudar praticamente tudo o que você desejar.

A grande questão é o custo. Quanto mais modificações realizar maior será o investimento e por melhor que seja o local, sempre será necessário fazer adaptações.

Aluguel

Este certamente é o primeiro item que todo empreendedor analisa. Quanto melhor for a localização, a qualidade do imóvel e itens que já tenha incorporado, mais caro será.

Taxa de Condomínio

Esse valor é mensal, e é direcionado às despesas das áreas comuns e serviços ofertados como estacionamento, câmeras de segurança, atendentes e limpeza.

Mobiliário e Sua Manutenção

Locar um imóvel já mobiliado exige muito menos recursos que comprar, mas, além de ser difícil de encontrar, encarece o valor do aluguel e você será o responsável pela manutenção.

Rigidez de Contrato

Após ter feito todo seu planejamento sobre os custos envolvidos no aluguel, você ainda terá que passar a parte burocrática do aluguel, e as exigências não são poucas. Você precisará de um fiador, de um seguro fiança ou um depósito prévio, garantia de permanência mínima, além de outras exigências.

Outras Despesas

Ainda podemos listar despesas normais como água, luz, telefone, internet, limpeza interna entre outras despesas essenciais para o funcionamento. Para uma empresa de pequeno porte, os valores facilmente chegam a uma despesa de dois mil reais mensais.

Escritório Coletivo

Os empresários estão atentos as mudanças no mercado e testando ideias que possam aumentar a produtividade e reduzir custos, como acontece com o coworking, que proporciona às empresas utilizarem espaços e recursos com os custos operacionais que vimos acima reduzidos.

Isso acontece porque você só paga por aquilo que realmente utilizará. O contrato é bastante flexível, são formatados segundo a sua necessidade. Os valores dependerão do espaço que você precisará e o tempo que utilizará.

Além disso, você não tem custo com mobília e manutenção. Apesar de não contar com a personalização que teria em um espaço alugado, você vai achar um espaço de trabalho estruturado — com um alto padrão —, equipado de uma maneira que proporcione conforto a você e seus clientes, com escritório, sala de reuniões, auditório.

Custos como energia elétrica, água, limpeza e cafezinho já estão inclusos no valor do aluguel, além de contar com conexão com a internet livre e de qualidade. Outro fator importante é que você pode utilizá-lo como um endereço fiscal de sua empresa.

Com o custo reduzido, você poderá investir em ideias que possam gerar mais receita.

Locação tradicional ou coworking? A vida é feita de escolhas e para cada escolha você terá um resultado diferente. Lembre-se que o sucesso do seu empreendimento, seja ele grande ou pequeno, depende delas. Escolha uma opção que preencha as lacunas da sua necessidade, elimine as burocracias e alavanque seu negócio.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça 6 vantagens de trabalhar em um executive office.