Blog

Quais os maiores desafios de um profissional liberal?

A flexibilidade de horário, a liberdade para tomar decisões e as possibilidades de crescimento são apenas algumas das vantagens que chamam a atenção de quem decide investir na carreira de profissional liberal. No entanto, não é apenas de benefícios que vive o cotidiano dessas pessoas.

Junto aos privilégios que essa modalidade de trabalho proporciona surgem também diversos desafios. Afinal de contas, atuar dessa forma é quase o mesmo que empreender o próprio negócio. Para facilitar a vida de quem escolheu esse caminho, separamos neste post os 5 maiores desafios da carreira de um profissional liberal. Confira!

5 desafios da jornada de um profissional liberal

Fazer a gestão do tempo

Como falamos no início, não ter um horário fixo de trabalho é uma das principais vantagens de quem resolve trabalhar como profissional liberal. Acontece que se a rotina de atividades não for bem administrada, essa vantagem pode se transformar em um grande problema.

Afinal de contas, para esses profissionais quanto maior é a produtividade, maior é o rendimento no fim do mês. Por isso é muito importante saber gerenciar o tempo disponível para criar uma rotina de trabalho eficiente. Organizar uma agenda com todos os prazos das tarefas é um bom começo.

Conquistar clientes novos

Vender e conquistar novos clientes é um desafio para qualquer empresa que está começando. Para um profissional liberal que ainda não possui reconhecimento no mercado, esse desafio se torna ainda maior.

Como diz o velho ditado, para começar esse trabalho é importante “ser visto para ser lembrado”. Isso significa preparar um bom material de comunicação e investir na divulgação dos seus serviços. Vale lembrar que é importante ter clareza na definição do seu público-alvo e no nicho de mercado que você deseja impactar com esse marketing pessoal.

Precificar seus serviços

A competitividade na precificação de serviços é um dos motivos que leva muitos empreendedores à falência. Isso acontece pois um preço alto demais pode afastar potenciais clientes, enquanto uma oferta muito baixa pode não valer o investimento de esforço e dinheiro.

O segredo nessa etapa é começar compreendendo muito bem o custo de desenvolvimento do serviço e qual é o retorno necessário para as finanças não ficarem no vermelho. A partir desse entendimento você poderá definir a sua margem de lucro ideal e, com isso, o preço dos seus serviços.

Gerenciar as finanças

A gestão financeira normalmente é a responsável pelos impactos negativos na carreira de um profissional liberal. Isso porque se ela não for benfeita, todo o esforço dedicado ao trabalho pode ir por água abaixo.

A orientação básica aqui é ter um fluxo de caixa organizado com os valores que entram e saem da empresa. Assim é possível compreender as finanças do dia a dia. Além disso, é importante lembrar que todo profissional liberal precisa ter muito cuidado para não misturar as finanças pessoais com aquelas relativas ao negócio.

Lidar com a inadimplência

Na hora de conquistar clientes é comum que um profissional liberal conceda alguns benefícios ou até mesmo prazos diferenciados para o pagamento. É importante tomar cuidado com isso, pois a boa vontade pode virar inadimplência.

Lidar com atrasos e clientes inadimplentes faz parte da rotina de um profissional liberal. Cobrança não é uma tarefa fácil, mas infelizmente precisa ser realizada. Caso você tenha problemas para fazer essa abordagem, é possível investir em aplicativos que fazem a cobrança para você via e-mail ou SMS.

Apesar dos desafios que fazem parte do cotidiano de trabalho, investir na carreira de profissional liberal é uma ótima alternativa para quem deseja ter mais flexibilidade no dia a dia. Esforce-se para vencer esses desafios e os benefícios dessa jornada serão ainda mais satisfatórios.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude seus amigos que também seguem a mesma carreira a vencerem esses desafios!