Blog

Saiba como escolher um ponto comercial para a sua empresa

Mais do que uma estrutura física para funcionar, a localização de um empreendimento, é um dos pilares estratégicos do mesmo — afinal, a “praça” é um dos 4 Ps do composto de marketing. Por isso, é importante saber escolher um ponto comercial que beneficie o seu negócio.

Entretanto, cada empresa possui uma necessidade diferente quando vai escolher um ponto comercial. Por exemplo, a instalação ideal para uma loja de calçados populares é bem diferente da de um escritório de contabilidade B2B.

Dessa forma, há diversas variáveis que precisam ser analisadas pelo empresário na hora de escolher um ponto comercial. Neste texto, separamos todas elas para te ajudar a definir qual a opção mais estratégica para o seu negócio. Continue a leitura e bons negócios!

Estude a localização

O primeiro ponto a ser verificado diz respeito ao local onde a sua empresa funcionará. Como falamos acima, a natureza do negócio e, principalmente, o público-alvo são fatores que norteiam a escolha da localização ideal.

Alguns pontos devem ser observados, como: fluxo de pessoas que passam naquela região, perfil dos moradores, iluminação, acesso, transporte, estacionamento e tipo de estabelecimentos comerciais que se concentram no entorno.

Lojas populares, na maioria das vezes, optam por pontos comerciais de rua ou em galerias. Enquanto grifes e franquias preferem se estabelecer em shoppings ou bairros mais nobres. Por outro lado, empresas com natureza mais administrativa encontram nos coworkings espaços mais agradáveis para funcionar.

Considere a mobilidade

Outro fator que deve ser considerado na hora de escolher um ponto comercial é a mobilidade que esse local oferece. Estar próximo a pontos de ônibus e metrô é um benefício, pois oferece praticidade para as pessoas chegarem até você.

Se a sua empresa for uma loja, é recomendado que o ponto de ônibus fique próximo, mas não na frente. Visto que a aglomeração de pessoas atrapalha a visibilidade do negócio.

Por outro lado, uma empresa que tem ponto do ônibus ou metrô próximo é um atrativo para colaboradores. Assim como um estacionamento ou facilidade de acesso é benéfico para receber clientes e/ou parceiros de negócios para reuniões.

Observe a estrutura

O imóvel, que hospedará a sua empresa, precisa ter um espaço físico suficiente para proporcionar conforto e comportar todas as suas necessidades. Também é relevante observar a qualidade do lugar e necessidade de reformas ou redecoração.

Enquanto uma loja de móveis necessita de uma ampla metragem para showroom e estoque, um escritório de negócios requer salas de reuniões e ilhas para os colaboradores. Ou seja, ao visitar o espaço, tenha em mente as necessidades da sua organização.

Tome cuidado com a segurança

Tão fundamental quanto os demais itens analisados, a segurança precisa ser ponderada ao escolher um ponto comercial para a sua empresa. Portanto, deve-se observar se o local é adaptado às normas de segurança e possui saídas de emergência e extintores de incêndio.

Assim como se oferece acesso às pessoas com necessidades físicas especiais. No entorno, é importante ficar atento à iluminação, segurança do bairro, região, etc. Nesse ponto, os espaços dedicados ao coworking ganham relevância, pois oferecem ampla segurança aos participantes.

Avalie os preços

Por último, mas nem um pouco menos importante: o valor da nova estrutura deve ser analisado. Afinal, o investimento com o ponto comercial é um dos mais altos para o caixa de uma empresa.

Não só o aluguel entra nessa conta, mas seguro, reforma, pintura, necessidade de mais colaboradores, entre outros, também precisam ser quantificados na hora de escolher um ponto comercial para suas atividades.

Para fazer a melhor escolha do ponto comercial você deve reservar um tempo para estudar bastante e avaliar minuciosamente todos esses pontos citados: localização, mobilidade, estrutura, segurança e preço. Lembre-se bem do seu plano de negócio e das metas que deseja alcançar.

Agora que você tirou as suas dúvidas e aprendeu como escolher um ponto comercial, compartilhe essa postagem em suas redes sociais e ajude outros empresários!