Blog

Tipos de startups: conheça como funciona cada um

Dificilmente hoje em dia alguém não sabe o que significa o termo “startup”. Afinal, o surgimento de empresas com essa definição vem crescendo cada vez mais, sendo que muitas delas se tornaram referência na sua área de atuação.

Há inúmeros exemplos de grandes empresas que surgiram dessa maneira, tal como o Facebook, o Spotify e o Nubank, sem contar as que ainda não são grandes mas que têm uma alta capacidade de se tornar no futuro.

Porém, o que poucos sabem é que existe uma maneira de classificar esses negócios em diferentes definições. Neste post vamos apresentar quais são os tipos de startups existentes no mercado. Acompanhe!

1. Lifestyle Startups

Um dos tipos de startups mais comum é o Lifestyle Startups, que são empresas que possuem como ideal um sonho, ou seja, seus fundadores e os envolvidos no projeto acreditam no potencial de uma ideia que reflete muito o estilo de vida dessas pessoas.

Para elas, a realização e a concretização da sua proposta de valor vale muito mais do que o dinheiro, então essa é a prioridade número 1.

2. Small Business Startups

São aquelas empresas que nasceram para ser pequenas, sem muitas ambições, mas possuem uma baixa capacidade de escala e expansão.

Geralmente negócios como esse são geridos por empreendedores que trabalham individualmente com o objetivo de sustentar suas famílias. Esses profissionais possuem pouca experiência e capacidade administrativa.

O grande papel desse tipo de negócio está no fomento e na movimentação da economia local em que ele está inserido.

3. Scalable Startups

Já esse tipo de startup nasceu para ser grande! Até porque startups escaláveis são as mais almejadas por empreendedores e investidores.

Elas possuem um modelo replicável de negócio com um grande potencial de expansão e precisam de investimento para que esse crescimento possa acontecer de forma acelerada.

Geralmente essas empresas já estão no mercado há certo tempo e buscam fundos de capital de risco para ajudar na concretização desse projeto de crescimento e expansão.

4. Buyable Startups

Já as Buyable Startups são aquelas que surgiram originariamente de uma grande ideia e precisam de auxílio, principalmente de investidores, para conseguir solidificar o seu modelo de negócio e crescer.

Nesse sentido, elas são chamadas de “buyable” porque precisam contar com investidores para que a execução do projeto aconteça!

5. Social Startups

Esse tipo de startup tem o objetivo de fazer a diferença no mundo. Sendo assim, geralmente a sua ideia está em torno de querer gerar resultados positivos para a comunidade em que está inserida, independentemente do seu mercado de atuação.

Nesses casos, o seu formato jurídico pouco importa — se é uma empresa com ou sem fins lucrativos. O que interessa é a contribuição social em si.

6. Large Company Startups

Por fim, há as Large Company Startups, que são as empresas grandes e que já possuem presença no seu mercado de atuação, mas que procuram de alguma forma inovar no seu modelo de negócio, tentando adaptar os seu serviços para a realidade atual.

Essa demanda vem muito da necessidade das empresas se reinventarem, pois o seu modelo de funcionamento (que já é antigo) pode comprometer o futuro do negócio.

Agora que você já conhece os tipos de startups existentes, saiba se é possível começar a empreender em um coworking!